Pega...
Pronto... A pedido de várias famílias e na impossibilidade (cof cof) de enviar um queque a tanta gente (cof) por correio seja de que cor seja (cooof cof cof), deixo-vos aqui então a receita das coisas.
Ingredientes:
400 gr de cenoura cozida e ralada;
400 gr de açúcar;
4 ovos;
150 gr de farinha
Começam por descascar as cenouras. Depois de descascadas deverão pesar mais ou menos 500 gr; lembrem-se que a cenoura contém muita água, que se vai perder na cozedura. Mas isso também depende do tamanho da cenoura (sim, aqui o tamanho importa...)
Depois de cozida e ralada, pesam o puré da cenoura (pessoalmente prefiro esmagá-las com um garfo, mas isso sou eu e a minha veia sádica).
Se pesar as 400 gr, fixe! Senão, adaptam o resto dos ingredientes. O peso do puré de cenoura em açúcar. Na farinha roubo sempre um bocadinho, gosto dos queques húmidos por dentro (não, não vou fazer nenhum àparte aqui!).
Batem tudo muito bem e deitam nas forminhas (de alumínio, de silicone, o que tenham. O importante é que não se esqueçam de as untar um bocadinho (eu esqueço sempre!)).
Levam as forminhas a forno médio uns 20 minutos. Mas vão espreitando... O meu forno é de pancadas e como a Sopinha sabe, às vezes fico sem gás e o tempo escoa-se-me...
Vão espreitando e tal... Quando os virem loirinhos por cima e ainda faltam um pouco de tempo, tapem-nos com uma folha de alumínio.
Depois... txaran!, tiram do forno, deixam arrefecer as forminhas um bocadinho, principalmente se forem de alumínio (sim, estou sempre a queimar-me...). Desenformem coloquem no pratinho e podem usar a imaginação que eu sei que a têm. Mais que eu. E habilidade e tal...
Pronto, as coisas ficam boas. Divirtam-se na cozinha e quando for para lavar as putas das forminhas não contem comigo.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Grrrrrrrrrrrrrrrr
ResponderEliminarÉs mesmo má, ruim, do piorio!
O mínimo que podias fazer era mandar-me um por correio verde e com receita :D
Ui!
ResponderEliminarUm dos meus queques de cenoura a ir para o meio do Atlântico... Not bad :D
Dou-te mais logo a receita e já gozas! ;)
tb quero a receita sim ?
ResponderEliminare devias mandar em correio verde sim ...a miss por ex mandou-me d. amelias !! um must !! que originou outro episódio hilariante com o meu carteiro
Eu quero... e és má! Não se publica uma coisa dessas assim aqui! :-P
ResponderEliminarbeijinho
Opá... com o sucesso que isto está a ter.... montamos um negócio de bolos de cenoura?
ResponderEliminarOs queques de cenoura são um bolo comum nas pastelarias lá para os lados de Aveiro... cá por baixo não se encontram.... onde é que tu moras mesmo?
Beijinho
Jorge
Olá Jorge. A sério? De Aveiro?
ResponderEliminarNão fazia ideia...
Estou cá mais para baixo, distrito de Setúbal, mas não Setúbal como tu :D Montijo
Eu não tenho jeito para vender. Vendes tu e eu faço? Ou melhor: tu até tens jeitinho pra cozinha que eu bem vejo no teu blog. Faz uns queques de cenoura para os teus catraios. Vão adorar!
Beijos!