Pérola

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers

sexta-feira, 7 de março de 2008

Porque não incluí-lo no Cartão Único?

Ontem vi na tv uma publicidade (penso eu) acerca de uns novos isqueiros com um dispositivo de segurança para prevenir que as crianças os utilizem.
Há mensagens destas que nos fazem clik no cérebro, e como tal de imediato soltei uma risada e disse:
-" Qualquer dia temos de ter licença de uso e porte de isqueiro!"
E nisto lembrei-me de que em tempos idos (ainda antes de eu nascer!) isto acontecia na realidade.
Existia uma Licença Anual para uso de Acendedores e Isqueiros!
Lembro-me de ver o do meu pai lá por casa e agora com esta recordação resolvi fazer um pouco de pesquisa.
Em Novembro de 1937, saiu um Decreto-lei, no qual se estabelecia que qualquer pessoa que quisesse utilizar um isqueiro em público, deveria ser possuidor da referida licença.
Esta licença era passada pelas Repartições de Finanças em nome da pessoa possuidora do dito isqueiro, sendo a licença pessoal e intransmissível, o que significa que mais ninguém poderia utilizar esse isqueiro.
Sempre que um fiscal ou polícia pedisse por esta licença, e o infractor não a possuísse, pagava uma multa e o seu precioso isqueiro era confiscado.
Os "delinquentes" que acendessem o isqueiro sem possuir a licença, poderia ser denunciados às autoridades, sendo que receberiam metade do valor da multa (cerca de 250$00, o dobro caso se tratasse de Funcionário público).
Este Decreto-lei foi depois abolido em Maio de 1970.
E tudo isto porquê? Para proteger a Fosforeira Nacional, que tinha o monopólio do fabrico de fósforos, e cuja pertença era de uma família amiga de Salazar.

2 comentários:

  1. Ai amiga, por causa de amigos e compadres ainda hoje, saem as leis mais estranhas que se podem conhecer. Há uns anos eram obrigatórias umas palas, gurda-lamas, nas rodas traseiras dos automóveis, por compadrio, já para não referir os autocolantes 80, ou os ovos estrelados (autocolantes amarelos, com 80) quando se tirava a carta.... hoje estas coisas são mais escondidas, mas bem investigadas, iriamos ver muitas leis abolidas.

    ResponderEliminar
  2. eheh
    já para não falar nos reflectores nas rodas das biclas e das motas :D
    Que coisas, não?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails