Pérola

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers

sábado, 1 de outubro de 2011

Embarquei numa estranha viagem…

(30/09/2011)

Foi com total conhecimento de causa que embarquei, Rumo a uma aventura de contornos nublados. Como serei eu ao leme, não temo grandes tormentas, no entanto, fico apreensiva, não com o desenrolar da viagem, mas com o desembarque…

Será que tudo vai correr como espero? Sentir-me-ei realizada como formadora deste estranho percurso?

Dois grupos, estranhos entre si.

Ao grupo A um foi dito que receberia visitas no dia 7 de Outubro, e que para tal deveriam planear actividades para três horas. A outro, foi dito que iriam receber visitas, em data a determinar, tendo igualmente de planear actividades para o mesmo período de tempo.

O que não lhes foi dito, é que visitantes/visitados são os mesmos!

O primeiro grupo desde logo delineou uma estratégia de ataque: uma encenação de improviso que abordará temas como trabalho (incluíndo a simulação de uma entrevista para emprego), valores, dignidade e igualdade, entre tantos outros temas, na “esplanada” de um café em plena sala de formação (com buffet REAL!!!), onde se sentarão também alguns dos colegas visitantes. Estes visitantes ver-se-ão “forçados” a interagir com o grupo, visto que se pretende incluí-los no debate.

Neste momento já têm feita a faixa de boas vindas ao grupo visitante, a faixa identificativa do pseudo-grupo teatral auto-intitulado “Ninguém nos aguenta!”, as decorações das mesas do “café”, o que inclui toalha de papel, “naperon” feitos com papel colorido com recortes de tesouras onduladas, copos-jarras revestidos de papel colorido, … Neste momento tenho em sala uma autêntica linha de montagem: um desenha com um molde, outro recorta, dois decoram e outros dois dobram e colam. O quê? Caixinhas para oferecerem de recordação aos visitantes, com rebuçados. Fizeram até convites para eu fazer chegar aos convidados! E acreditam que teremos dois cicerones para receber e encaminhar os convidados? Ah pois é… A estes meninos, “Ninguém os aguenta”!

Convite RUMO

E no final do dia, já se falava da confecção de uma hiper-“muambada” para o pessoal todo. Sim, leram bem: todo!

O segundo grupo… Bem, o segundo grupo ficou a olhar para mim, calados, de braços cruzados…

Ao fim de meia-hora (e depois de eu ter nomeado voluntários à força…) iniciaram o planeamento. Fraquinhos, fraquinhos….

Vamos ver no que isto dá.

O convite deste segundo grupo:

Convite APEA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails