Pérola

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers

terça-feira, 15 de junho de 2010

O acordo ortográfico vai ser bom para quem?

Eu andava descontraidamente pela web, fazendo aquela pesquisa especial, que evite que eu saia à rua assim:

imagesCAP5ULQV

e que me faça poder de novo passear assim:

post_276469_1227492650_med

eis quando senão, vou cair num qualquer fórum brasileiro, acerca de fenómenos (?), coisas bizarras (?), sei lá…

Comentava-se um artigo, devidamente documentado com fotos, de uma senhora chinesa de 102 anos, a quem nasceu um chifre e outro está prestes a crescer. Explicações científicas à parte (credíveis e cobertas de lógica, diga-se), eis que me deparo com comentários deste tipo:

“olha eu na minha opinião e na minha sujestões;
não pode ser um caso verdadero isso ai.
bom ta perto do fim dos tempo mesmo.
coisas arrorózas isso;
so Deus mesmo p/ sauva aumanidade.
pq uma coisa dessa ai é coisas abiçurdas mesmo.
nasse chifre num sero umano.
ou capeta mesmo em forma de pessoa”

Confesso que algumas coisas só entendi quando li uma resposta a esse comentário:

“Olha que eu erro muito no Digitar, Helvis mas, tem palavras novas no seu dicionário hein! Gostei do “arrorózas” que espetáculo!
Outra Bonita, “sauva” se colocar acento virará praga.
Mais uma “aumanidade” quer dizer que o A serve como H?
Nossa! è muito forte, “abiçurdas” com cedilha? É máximo!
Que maravilha! “nasse” com dois esses!
Que coisa linda meu!”

Pelo menos aprendi que abiçurdas não leva cedilha. Só não entendi se fica abissurdas, abicurdas, ou a pata que o pôs… :S

Não sei se o que mais me chocou foi ver a nossa língua maltratada, se o povo ignorante andar a chafurdar em artigos científicos, deixando este tipo de marca nos mesmos, note-se, em comentários que acabam por nada ter a ver com o artigo em si…

E agora podem vocês dizer-me assim: “Ah e tal e coiso, cá também vemos disso!”

Pois vemos… Mas muito raramente um ignorante “enmenda” outro!

Desculpem lá, mas acordei azeda…

3 comentários:

  1. O smoo... mas se o que mais há neste pobre país é ignorantes armados em doutores.... e passam a vida a emendar a mão uns aos outros

    ResponderEliminar
  2. Com tantas telenovelas (e tantos que a vêem), não admira que se veja cá disso também...
    Bjs
    F

    ResponderEliminar
  3. Lol, com acordo ortográfico cada um vai poder escrever com quiser, seja em português, brasileiro, ou africano.
    Ehehheh, é que nem a escrever mal nas Lagameças, e nem no Montijo se vêm tantas calinadas desse género... assim como assim o acordo ortográfico devia ser baseado no falar aqui da terra, sempre era mais fácil e "agente" até compreendia melhor.
    Gostei do Helvis com H... é que até acho que vou trocar o nome ao meu gato, de Elvis o Gato, para Helvis, o Barril...(de gordo)...
    :-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails