Pérola

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers

sábado, 2 de maio de 2009

Porque a boca também tem memória

Mais logo terei a festinha de aniversário da "neta".
Desta vez resolvi fazer aquela guloseima que tem passado de mães para filhas, e que sempre fomos fazendo em qualquer ocasião.
Não será certamente uma receita secreta, mas tem vários predicados que me agradam bastante:
- é bom!
- é rápido!
- divertido de fazer.
- é mesmo bom!
Aparentemente como-os desde que nasci. Olhem eles aí assinalados na foto abaixo... O meu primeiro aniversário com manos e primos e claro, os coquinhos.
Agora que reparo bem... parece que sim, que estou sempre de sorriso na cara e deve ser por isso que os olhos cerram e pareço estar sempre janada...

Aqui só os comia, é certo. Mas não foram poucas as vezes que ajudei a fazê-los. Lembro-me de a minha mãe ou a avó fazerem a massa e porem-nos a moldar as bolinhas. Por isso mesmo, ontem foi noite de memórias, para não variar. Olfactivas, gustativas, sentimentais, sobretudo.

Não existe uma receita à qual se possa dar esse nome. Sempre fizemos isto na base do "olhímetro". Um ovo inteiro + 3 gemas, açucar, coco ralado, cacau ou chocolate em pó. Tão simples quanto isto!

Começamos por fazer uma gemada gigante (confesso que ontem enquanto batia os ovos tive saudades das minhas gemadas de fim de tarde: por cima da gemada, a clara batida em castelo bem envolvida e pedacinhos de pão partidos lá para dentro! Nham!!).

À gemada junta-se o açucar, assim tipo umas 200, 250 grs. Eu pessoalmente farto-me de roubar no açucar. Coisas demasiado doces não são comigo... Depois o coco. Muito coco.

E agora, façam como eu: arregacem as mangas, tirem os anéis todos e usem as mãos!

Além de bastante sensual, garanto que fica tudo muito bem misturado. A massa deve ficar moldável, mas não colar demasiado às mãos (mas se ficar, não se preocupem... já explico porquê).

Então agora, com pedacinhos de massa nas mãos, apertam com força, enrolam moldando pequenas bolinhas que depois passam em açucar fino, sacodem o excesso e vão colocando em forminhas de papel.

Depois inventámos as de chocolate... Quando nos fartávamos de fazer bolinhas amarelas, juntámos cacau em pó à restante massa. Estas envolviamos depois em coco ralado e íam directo para as forminhas. Depois só precisam de umas horas no frio, de preferência de um dia para o outro. Tenham é cuidado com os ovos! Isto é comido cru... :D

Ficaram com muita massa nas mãos, não é? Usem a boca, a língua, lambuzem-se e depois tenham a cara de pau de dizer que não provaram nem um bocadinho... Força! Eu faço sempre isso.

E no final, temos isto:

A partir daqui... use your imagination! Já as fiz brancas, já as fiz azuis. Sei que descobrem como foi.

1 comentário:

  1. têm um bom ar... faz-me lembrar umas de cenoura que zostumavamos fazer :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails