Pérola

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Lei do tabaco

Eu fumo. Assumo.
Não fumo muito e por civismo sempre evitei fumar em locais fechados. Acho que vem da educação/sensibilidade de qualquer um (ou deveria vir).
Mas esta nova lei do tabaco, não sei porquê, mas acho que ainda vai dar barraca.
Já não basta vermos papelotes vermelhos em todo o lado, os cafés e restaurantes terem uma despesa enorme com adaptações de que ainda ninguém tem a certeza de que é a correcta, caso queiram que os seus clientes fumem, o ver meio mundo às portas de qualquer estabelecimento a fumar às pressas para poder entrar, como reparo na enorme quantidade de beatas que se vão acumulando nos passeios.
O governo não se lembrou de "plantar" cinzeiros nos espaços públicos? Ainda somos multados por deitar as beatas para o chão!
Se calhar temos de esperar que os chineses importem daqueles cinzeiros de bolso, que quando fechados parecem as caixinhas dos comprimidos. E aí, qualquer fumador que se preze começa a trazer no bolso uma caixinha liiiiinda para poder armazenar a cinza e as beatas, até encontrar local digno e isento de pagar qualquer tipo de coima, para as deitar fora.
Se esta lei tivesse entrado em vigor no tempo da outra senhora, eramos todos presos por conspiração, já que saímos para a rua e nos juntamos aos 3 e 4 a fumar às esquinas.
Qualquer dia até temos de nos esconder, como se estivessemos a pecar...
Ontem já vi na televisão uma reportagem, sobre os miudos da escola levarem para casa um qualquer papelote para os papás assinarem, a comprometerem-se a manter o lar isento de fumaradas...
Como vivemos num país extremamente civilizado e todos somos bem educados e tal e coiso, imagino as desgraçadas das criancinhas que as cegonhas largaram naqueles lares de autênticas bestas que outro nome não lhes consigo dar, a entregarem os ditos papelotes aos progenitores e a levarem valentes lambadas e um aviso do tipo: "Diz lá à caramela da tua professora, que cá em casa mando eu!"
É o país que temos, tentando adaptar-se às leis que nos impingem...

5 comentários:

  1. é verdade smoo, em portugal, sê português e faz td em cima do joelho. o governo lança as leis e o povinho k se aguente, o lucro é smp deles, seja das multas seja do tabaco k aumenta. ainda há mt boa gente ingenua k diz ... mta gente vai deixar de fumar.... cá para mim é mais o contrario e eles souberam mt bem fazer isto. qto mais se proibe mais se fuma, mais se fuma mas tabaco se compra, mais o estado ganha! é tudo jogadas. em espanha a lei deixa os cafes escolheres se é p fumadores ou nao fumadores, e assim é k esta certo, apesar de tlx serem poucos os k escolham ser não fumadores, pois baixa os lucros. mas é assim neste pas pekenino k ker ser grande à força mas sem condições para tal! tens razao, cd x ha mais gente na rua e beatas entao...
    bem nao faz mal a ngm menos fumo, mas façam as coisas cm deve ser!

    (hj estava inspirada é de tar danada c a vida) lol há dias p td!

    jinhuxxxx

    ResponderEliminar
  2. Não podia concordar mais contigo! Temos um país que quer estar tão equiparado com os outros países europeus que faz tudo para parecer "avançado". Só que, é tudo feito à balda... esta nova lei é um sinónimo disso mesmo!
    Beijokitas doces ***

    ResponderEliminar
  3. Devia haver uma lei proibibo proibir.Desde que saiu esta lei as ruas tem mais beatas. E como é que eles podem multar as pessoas se tiverem a fumar onde n se pode. Mesmo que chamem a policia ou outra coisa enquanto eles vem já acabaram de fumar. Depois a prova do crime esta no chão não tem como provar. O governo tem que alterar esta lei, ainda não está há uma mês e ja houve com cada caso.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Acabei de visitar e apreciar o seu lindo blog! Meu nome é Tercio, sou português, amo a Natureza como algo que além de belo é essencial à qualidade de nossa vida. Sou escritor amador e estou tentando conhecer pessoas e partilhar meu novo blog.
    Gostaria de receber sua visita e comentário, se lhe agradar! Obrigado,
    Tercio

    ResponderEliminar
  5. Lindo o seu blog, muito útil. Gostaria no entanto de passar-te algo:
    O Chile é o país do mundo com o maior consumo de tabaco entre as mulheres, segundo dados de 2007 da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pelo menos 37% das chilenas fumam – uma porcentagem que está aumentando – e as razões para isso vão desde as que consideram um “direito” e uma igualdade de gênero até motivos mais emocionais. Em segundo lugar vem Portugal com pelo menos 35% das mulheres fumantes e praticamente pelas mesmas razões. O terceiro país do mundo com o maior consumo de tabaco entre as mulheres é a França, porém, segundo a mesma fonte, por razões diferentes das precedentes. As francesas declaram fumar por prazer, além de considerarem um "direito político" de o fazerem.

    È lamentável que, apesar do reconhecido prejuízo que o tabaco porta à saúde das pessoas e dos esforços das organizações sanitárias junto aos governos, uma grande parte da população continue surda aos riscos do tabagismo e a suicidarem-se lentamente. A OMS designa as mulheres da India como as que menos fumam tabaco no mundo, ou seja, somente 6% delas. Um exemplo que poderia ser seguido pelas mulheres das chamadas "sociedades modernas".
    Pensemos nisso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails